Nas nossas atuais
práticas pedagógicas, ensinando nossos alunos a cooperar, no sentido que Jean
Piaget nos deixou? Como seu projeto integrado de aprendizagem está lhe
preparando para enfrentar este desafio?
Nem sempre. Às vezes exigimos tanto de nossos alunos que os
sufocamos impedindo-os de pensar ao seu próprio modo. Quando isso ocorre, a
cooperação deixa de existir, pois os mesmos ficam limitados e condicionados
apenas a ensinamentos que são mais de interesse do professor, pois o mesmo tem
um calendário a cumprir, e as descobertas, por si só, deixa de acontecer.
O projeto integrado de aprendizagem sobre o lixo (coleta seletiva) dá
oportunidade ao aluno refletir sobre suas próprias práticas sociais e das
pessoas que a cercam. Por ser um problema de difícil solução e comum a todos, a
participação é grande. Os alunos descobrem novidades como brinquedos de sucata
que são muito interessantes. Eles surpreendem com criações magníficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário