domingo, 28 de outubro de 2012

Cooperação



          Nas nossas atuais práticas pedagógicas, ensinando nossos alunos a cooperar, no sentido que Jean Piaget nos deixou? Como seu projeto integrado de aprendizagem está lhe preparando para enfrentar este desafio?
        Nem sempre. Às vezes exigimos tanto de nossos alunos que os sufocamos impedindo-os de pensar ao seu próprio modo. Quando isso ocorre, a cooperação deixa de existir, pois os mesmos ficam limitados e condicionados apenas a ensinamentos que são mais de interesse do professor, pois o mesmo tem um calendário a cumprir, e as descobertas, por si só, deixa de acontecer.
      O projeto integrado de aprendizagem sobre o lixo (coleta seletiva) dá oportunidade ao aluno refletir sobre suas próprias práticas sociais e das pessoas que a cercam. Por ser um problema de difícil solução e comum a todos, a participação é grande. Os alunos descobrem novidades como brinquedos de sucata que são muito interessantes. Eles surpreendem com criações magníficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário